Os Negões

HISTÓRICO

O bloco afro Os Negões foi criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas que frequentavam juntos as festas de largo de Salvador, mas no Carnaval sempre se dividiam entre os diversos blocos afro da cidade. Para não continuarem separados durante a folia, decidiram criar o bloco Os Negões de 1,80m. Em 1995, passaram a permitir o ingresso de mulheres e homens com menos de 1,80m de altura. Em 2000, o bloco criou o Fórum das Entidades Negras, juntamente com Ilê Aiyê, Muzenza e Malê de Balê.    

CURIOSIDADES

Foi tema de reportagem da TV KBS, da Coréia do Sul, sobre a questão racial no Brasil. O nome inicial do bloco era Os Negões de 1,80m, porque todos os fundadores do bloco tinham mais de 1,80m de altura e só podiam participar homens com essa altura mínima. A Poderosa Banda Afro Os Negões, que puxa o desfi le do bloco no Carnaval, tem mais de 200 músicos cadastrados.

AÇÕES SOCIAIS

Oferece curso pré-vestibular em parceria com a universidade Estadual da Bahia. Realiza um projeto de qualificação de presidiárias. Mantém o projeto Capoeira e Cidadania, que envolve alfabetização de jovens e adultos, ofi cinas de dança e percussão.

PRESIDENTE

Paulo Roberto Pereira do Nascimento

ENDEREÇO

Av. Vasco da Gama, nº 400, 1º/2º andar.

 

Texto do Catálogo Ouro Negro-Carnaval 2010

 
  Site Map